A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil) repudia a ação do Deputado Estadual Anderson Moraes (PSL – RJ), que, no dia 25/05/2021, protocolou, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), um Projeto de Lei onde realiza um pedido para extinguir a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
O Deputado justifica seu pedido criticando o gasto de dinheiro público usado para sustentar a Universidade. Em seu pedido, o deputado alega “nítido aparelhamento ideológico de viés socialista na Universidade” como uma justificativa para o fim da UERJ.
Cumpre salientar que o projeto de Lei proposto atenta fervorosamente contra a Constituição Federal em seu art. 207, que aduz “As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.”
A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público abomina qualquer ato que atente contra a educação pública. É contra o mal uso da máquina pública que a Servir Brasil luta quando quer impedir que a PEC 32, a Reforma Administrativa de Bolsonaro, siga tramitando.