Em live promovida, na tarde dessa quinta-feira (27) pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), o volume 21 da série de cadernos sobre a Reforma Administrativa foi lançado com a presença do coordenador da comissão de estudos do órgão, José Celso Cardoso; do presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil) e deputado federal, Professor Israel Batista (PV-DF); e de Ana Luíza Matos de Oliveira, coordenadora-geral da Secretaria-Executiva da Servir Brasil e doutora em Desenvolvimento Econômico.
O tema desta publicação é Educação Superior Pública sob ameaça e todos os volumes estão disponíveis em fonacate.org.br. O estudo aponta que “a austeridade e o autoritarismo têm dado duros golpes à educação superior pública no Brasil. A reforma administrativa é mais uma ameaça no horizonte, que se soma à desvalorização estrutural e até mesmo à perseguição”.
De acordo com o presidente da Servir Brasil, o caderno é fundamental para desfazer os mitos sobre as universidades públicas brasileiras. “Independente de quantas audiências públicas e sessões tivermos na Comissão Especial, só teremos sucesso de os servidores estiverem mobilizados”, completou o deputado. Ana Luíza afirma que a política de corte de gastos tem marcado a educação superior brasileira nos últimos anos. “A PEC32/2020 é um ataque direto à educação superior pública”, disse ela durante o debate.
Você pode rever o bate-papo na íntegra em www.youtube.com/watch?v=6fXwxWh7bVc.