Parlamentares, entidades e servidores se reuniram na noite desta terça-feira (11), no salão de eventos do Sindilegis (Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União), para a solenidade de lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público – Servir Brasil.
Na ocasião, foi apresentada a nova composição da Mesa Diretora. O deputado federal André Figueiredo (PDT/CE) assumiu a liderança da Servir Brasil e afirmou que, como presidente da Frente, buscará ao lado de todos os membros abrir um amplo diálogo dentro do Parlamento e nos demais poderes para a formulação de uma agenda propositiva. “Demos um passo importantíssimo na caminhada de reconstrução e fortalecimento do nosso país a partir de um serviço público de qualidade, moderno e inovador, com servidores públicos valorizados, mais capacitados e motivados para servir o povo brasileiro”, declarou o parlamentar.
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, esteve na solenidade e ressaltou que jamais falhará em defender o serviço público brasileiro. “Sinto que hoje estamos respirando a democracia”, disse o ministro. “Sem servidor público não existe democracia, sem servidor público não há Estado e sem Estado não há nação. Minha presença aqui não só tem um simbolismo de quem neste momento ocupa a função de ministro de Estado, de um governo que luta pela democracia. Tem um significado pessoal, de uma luta histórica que completa 44 anos”, completou.
A legislatura anterior da Servir Brasil foi capitaneada pelo ex-deputado federal por Brasília, Professor Israel Batista, que trabalhou incansavelmente em defesa de um serviço público de qualidade. Fundador da Servir Brasil, ele foi homenageado como membro honorário da Frente.
O deputado federal André Figueiredo foi responsável por entregar a placa de homenagem ao Professor Israel Batista, em um gesto de agradecimento e reconhecimento pelos anos de dedicação à causa pública. “Orgulho pela Servir Brasil, por estar perseverando e se tornando mais forte”, afirmou Batista. A homenagem reforça a importância do trabalho realizado pelo Professor Israel Batista e serve como inspiração para aqueles que lutam por um serviço público de qualidade e para o bem-estar da sociedade como um todo.
O 1º vice-presidente da Servir Brasil, Senador Weverton Rocha (PDT/MA), também participou da solenidade. Para ele, a instalação da Frente foi muito simbólica. “A Frente é a reafirmação de um importante e estratégico instrumento de atendimento à sociedade como um todo. O servidor público, ao longo dos anos, sofreu duros ataques e essa tentativa de criminalização do serviço público era justamente para tentar entregar serviços essenciais e estratégicos do país para a iniciativa privada”, disse.
Já o deputado federal Luiz Carlos Motta (PL/SP), secretário-geral da Servir Brasil, enfatizou a importância do lançamento da Frente. “Hoje é um dia muito importante e histórico para os funcionários públicos. Esta Frente irá criar um espaço de diálogo dentro do Congresso Nacional para que a gente possa discutir os problemas do servidor público”, comentou.
Allison Souza, diretor institucional do Instituto Servir Brasil, puxou uma salva de palmas para todas as entidades que integram a Servir Brasil e ressaltou a importância da Frente nas eleições municipais de 2024 na defesa do servidor público. “A Servir vai buscar trazer para o país, acima de tudo, desenvolvimento por meio de um fortalecimento do Estado brasileiro e dos serviços públicos.”
A Servir Brasil é composta por 200 parlamentares, entre deputados federais e senadores, com representantes de diversos partidos de todas as unidades da federação, em defesa do serviço público. A deputada federal Erika Kokay (PT/DF), membro da Frente, discursou na solenidade e afirmou que a Servir Brasil se colocou a serviço do Brasil. “Nós estamos hoje vivenciando a vitória da própria democracia, e sem democracia não existem os direitos. E a Servir resistiu! Resistiu a tudo que tentaram estabelecer como inimigo imaginário da população, aos servidores e servidoras”, declarou a deputada.
A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público é um movimento parlamentar democrático e plural, unido pelo ideal de valorização do serviço público brasileiro eficiente e de qualidade. Norteados pelos princípios da justiça social, da transparência governamental e do desenvolvimento sustentável do Estado, o objetivo é consolidar políticas de fortalecimento e, ao mesmo tempo, de modernização da administração pública no Brasil.
Estiveram presentes no evento a deputada Gorete Pereira, a deputada Flávia Morais, o deputado Reginaldo Lopes, o deputado Marco Maia, o deputado Nicoletti, o deputado Rafael Prudente e o deputado Mauro Benevides, além das autoridades: presidente do INSS, Glauco Fonseca; secretário nacional da Previdência Social, Adroaldo Portal; diretor técnico do DIAP, Neuriberg Dias; secretário de Assuntos Jurídicos da CUT, Valeir Esther; assessor executivo do SESI, Wilson Kruger; e o ex-deputado federal Professor Luizinho, representando o ministro Luiz Marinho.