Nesta quinta-feira (31), entidades, especialistas e governo se reuniram para debater ideias para um novo sistema de carreiras no setor público. Na abertura do evento, Alison Souza, diretor executivo do Instituto Servir Brasil, falou que é preciso levar alternativas aos parlamentares que estão discutindo a PEC 32, proposta que tem como objetivo transformar a administração pública. “A PEC não é um bom caminho, não é um bom ponto de partida. Nós temos que desconstruir essa PEC e construir uma nova proposta para que a gente possa recolocar a discussão sobre o serviço público dentro do Congresso Nacional”, afirmou Alison.
O secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, José Celso Cardoso Júnior, participou da mesa de debate do seminário e destacou as principais características do sistema atual de carreiras no setor público federal: “heterogeneidade, fragmentação estrutural, complexidade e desigualdades salariais”. O secretário comentou ainda sobre quais caminhos seguir para remodelar o atual cenário do país. “Criar um movimento de reestruturação do Sistema de Carreiras de forma gradativa e pactuada e instaurar uma dinâmica adaptativa rumo a uma Governança de Carreiras”, explicou José Celso.
O bate-papo, realizado em Brasília, também contou com a presença de especialistas no tema, tais como o consultor em Gestão de Pessoas, Felipe Drumond; e a especialista em políticas públicas, Maria Isabel Araújo Rodrigues.
Sobre a Série de Seminários
O evento foi o primeiro encontro de uma série de seminários promovida pela Frente Servir Brasil em parceria com o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), para discutir uma “Nova Agenda para a Reforma Administrativa”. Com uma abordagem completa e colaborativa, os seminários se concentrarão em diferentes aspectos do sistema de carreiras da administração pública federal. O objetivo dos seminários é reunir diversas perspectivas e ideias para aprimorar e modernizar o sistema de carreiras da administração pública federal, visando maior eficiência e igualdade.
As datas e temas dos seminários são:
– 31 de agosto: Ideias para um novo sistema de carreiras no setor público.
– 21 de setembro: Desenvolvimento e desempenho de pessoas.
– 25 de outubro: Planejamento e dimensionamento da força de trabalho.
– 13 de dezembro: Modernização e consolidação da força de trabalho.
Clique aqui para conferir as fotos e vídeos do evento
O primeiro seminário foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Fonacate. A transmissão ficou gravada e pode ser assistida pelo link: