O presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil), deputado federal Professor Israel Batista (PV-DF), se reuniu com o vice-presidente do PDT, Ciro Gomes, na tarde desta segunda-feira (14) para debater detalhes ligados à Reforma Administrativa enviada pelo Governo Bolsonaro (PEC 32) ao Congresso Nacional.
Na conversa, Professor Israel Batista fez uma exposição ao ex-governador do Ceará, além de ex-ministro da Fazenda e da Integração Nacional sobre o caminho percorrido pela Servir Brasil para derrubar a PEC 32. “Ao nosso ver, essa proposta é muito ruim. A proposta destrói uma espinha dorsal da nossa constituição, que é a estabilidade, o que abre caminho para uma série de problemas, como nepotismo e a corrupção. Por isso, eu repito: a estabilidade é inegociável”, afirmou o parlamentar.
Ciro Gomes concordou com as colocações do presidente da Servir Brasil e reforçou: “Nós, do PDT, vamos trabalhar para derrubar a PEC 32. Nós não tememos uma reforma administrativa, mas a finalidade precisa qualificar o serviço público, o que não é proposto pelo texto.”
Outro ponto discutido por Batista e Ciro foi o fato de que o texto aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJC) e, agora em debate, em Comissão Especial na Câmara atinge, sim, os atuais servidores públicos. “A reforma propõe um Estado com corpo desossado, sem qualquer musculatura. Os servidores não têm medo de avaliação, eles não querem ser perseguidos”, reforçou o presidente da Frente.
Por fim, Ciro Gomes criticou como a PEC 32 permite o enfraquecimento dos órgãos de controle e fiscalização. “Bolsonaro tem feito isso agora, vide a maneira como avança sobre o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Polícia Federal. Imagine com o texto que está no Congresso. Então, quero me colocar à disposição para ajudar na missão de derrubar a PEC 32. Estamos atentos e profundamente comprometidos com a Servir Brasil”, finalizou.